Logo
  • Empresa
  • Serviços
  • Notícias
  • FACILITADOR
  • Contato
  • ACESSO RESTRITO

Receba nosso informativo cadastrando seu e-mail aqui

  • Soluções Contábeis
    e Prestação de Serviço

SP amplia isenção de ICMS para materiais cirúrgicos

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória (MP) 1.296/2025, que institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), após aprovação na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (7). A medida segue agora para sanção presidencial e tem como objetivo acelerar a revisão de benefícios previdenciários e assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reduzindo a fila de espera e garantindo pagamento de bônus a servidores e peritos que participarem do programa.

O PGB tem como prioridade a realização de reavaliações e revisões de benefícios do INSS. O programa abrange processos administrativos cujo prazo de análise tenha ultrapassado 45 dias, bem como processos com prazo judicial expirado.

Além disso, serão feitas avaliações sociais que compõem a avaliação biopsicossocial do Benefício de Prestação Continuada (BPC), garantindo maior agilidade e precisão nas decisões sobre concessão e manutenção dos benefícios.

Perícias e análises documentais

O programa prevê a realização de perícias em unidades da Previdência Social que não oferecem regularmente esse serviço, assim como nas unidades com prazo de agendamento superior a 30 dias ou com processos cujo prazo judicial tenha expirado.

Também serão incluídas análises documentais realizadas após o expediente, em dias úteis após às 18 horas, e em dias não úteis. Todas essas atividades deverão ocorrer sem comprometer o atendimento regular nas agências do INSS.

Bônus para servidores e peritos

O PGB prevê pagamento de bônus aos servidores que participarem das atividades extraordinárias. Servidores da Carreira do Seguro Social receberão R$ 68 por atividade. Peritos médicos federais, supervisores médico-periciais e peritos da Previdência Social terão direito a R$ 75 por atividade executada.

A adesão dos servidores será regulamentada em ato conjunto do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Casa Civil. Esse ato também definirá a ordem de prioridade para análise de processos, realização de perícias médicas e de análises documentais, além de estabelecer critérios para monitoramento e controle do atingimento das metas.

Operacionalização e vigência do programa

O PGB terá duração inicial de 12 meses e poderá ser prorrogado uma única vez, desde que sua vigência não ultrapasse 31 de dezembro de 2026. O normativo da medida provisória detalhará os procedimentos para operacionalização do programa, a adesão dos servidores e as regras para monitoramento de metas.

O programa será realizado além da capacidade ordinária dos servidores, sem comprometer a regularidade dos atendimentos e agendamentos nas agências da Previdência Social.

Com a implementação do Programa de Gerenciamento de Benefícios, espera-se a redução significativa da fila de espera por concessão e revisão de benefícios, além da melhora na qualidade das perícias e análises.

A MP também busca incentivar a produtividade dos servidores e peritos por meio do pagamento de bônus, garantindo maior eficiência na prestação de serviços previdenciários e assistenciais.


Data: 14/08/2025

Compartilhar:

Contato

Endereço
R.Olinto Magalhães, 1483 - Dom Bosco, Belo Horizonte - MG, 30830-050
Telefone
  • (31) 3413-7754
  • (31) 2526-6754
  • ver mais
E-mail
contato@exituscontabilbh.com.br

Links Úteis

  • Caixa Econômica Federal
  • Simples Nacional
  • Correios
Todos os direitos reservados | © 2023 | Exitus Contabilidade Empresarial
Painel Administrativo | Siscontábil

Evento(s)

Titulo/Descrição

Agenda tributária

Declaração

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em Aceito”, você concorda com o nosso termo de uso e aceite dos cookies presente neste Website. Ler mais...